Estágios do Personalismo
São os Estágios voltados para a construção da personalidade. Ao longo dos três primeiros anos de vida é adquirido pela criança gradualmente a "Consciência Corporal".
No estágio Sensório-Motor representa a passagem dos atos motores e mentais, por meio da capacidade simbólica, isto é, a capacidade da criança em reconhecer o próprio corpo. Segundo Wallon para que a criança adquira a personalidade ela precisa passar por essas etapas para unificar suas partes. Sendo a consciência Corporal a condição para que a criança obtenha a consciência de si, para o processo de diferenciação eu/outro ser compreendida como constituição da pessoa.
Esse estágio é marcado por Oposição , Sedução e Imitação . Por volta dos 3 anos de idade, a criança inicia sua oposição ao outro.É a inicialização da diferenciação em relação ao outro em busca da afirmação de si.
A criança nessa fase sente prazer em contra-dizer e confrontar-se com todos de seu ambiente,experimentando sua independência. Por Wallon chamado de Recusa e Reivindicação . Assim assume características de negatividade e confronto, esse comportamento é percebido pela diferenciação que a criança faz com o "meu" e o "teu" através dos objetos (principalmente os brinquedos).É o sentimento de posse, baseado num sentimento competitivo.
Assim torna-se manhosa segundo Wallon, simula uma coisa para conseguir o que quer. O que geralmente acontece quando empresta um brinquedo ao amiguinho uma estratégia para pegar o dele. Porém para conseguir o que deseja a criança pode usar de sua força ou recusar-se a emprestar o brinquedo, só porque tem ciúmes, mas empresta com alegria a alguém a quem admira.
Surge então a fase da Sedução , a criança nessa fase sente determinada necessidade de ser admirada, de sentir que agrada aos outros. Assim mostram que executar movimentos com perfeição faz com que seja prestigiada e admirada para obter atenção. Ainda nessa fase os não , não faço e os não empresto , é meu , ficaram no passado da criança. Surgindo assim nessa fase o Olha o que eu faço! , Olha o que eu consigo!
No período doas 3 aos 5 anos a Imitação marca a terceira fase do Personalismo, a criança cria personagens e adquirem uma necessidade de auto-substituir os outros. Para a criança não são mais suficientes as suas qualidades e cobiça as dos outros, tomando como modelos. Assimila as qualidades da pessoa-modelo e reproduz como uma nova pessoa.Essa conduta de imitação favorecem a aprendizagem.
Sendo assim para Wallon é de muita importância a situação da criança na família, os pais compreenderem o papel e o lugar que aquela criança ocupa na família. Também o meio escolar é fundamental para o desenvolvimento, pois oferece novas oportunidades de convivência para a criança possibilitando o preparo da criança para o período seguinte promovendo a criança contato com outras crianças da mesma idade, onde não haverá distinção do mais velho e mais novo. É preciso que o professor tenha interação com a criança numa relação de ordem pessoal e direta.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOtima explicação!
ResponderExcluir